Missão
Promover o empreendedorismo e a inovação com base em investigação fomentando impacto no desenvolvimento sustentável (ambiental, económico e social)
Âmbito
O empreendedorismo e a Inovação, em particular o seu contributo para o sucesso empresarial, tem sido alvo de investigação crescente nos últimos anos a nível internacional, como se pode constatar pela existente publicação relevante sobre o tema, nomeadamente sobre a importância da inovação, do modelo de negócio, do capital humano, do ambiente externo, e ainda da ideia base dos projectos. Este é o desafio que serve de ponto de partida desta linha de investigação, ir mais longe, focando para isso o trabalho a desenvolver na relação entre os subtemas mencionados, relacionando-os, cruzando-os e com isso conhecendo o seu real impacto no desenvolvimento, na sustentabilidade e no sucesso das empresas.
Objetivos e Áreas Estratégicas
Promover o estudo aplicado e em consequência o conhecimento na área do empreendedorismo, inovação e da estratégia e do seu impacto no sucesso empresarial.
- Promover o desenvolvimento de I&D em áreas interdisciplinares e emergentes;
- Promover o desenvolvimento e disseminação de conhecimento através da publicação de trabalhos, sob a forma de livros, case-studies e artigos científicos, em conferências e revistas devidamente referenciadas;
- Promover a organização de seminários, workshops e outros eventos científicos;
- Promover a organização de eventos informais sobre Empreendedorismo e Inovação;
- Colaborar na promoção de projetos de formação de todos os níveis, nomeadamente, pós-graduações, cursos de especialização, cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados, mantendo elevados padrões de qualidade;
- Promover a cooperação com organizações públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras;
- Desenvolver programas de mentoria a discentes;
- Prestar serviços à comunidade empresarial e associativa;
- Criar um repositório de trabalhos científicos.
- Ecossistema Empreendedor;
- Capital Humano e o papel da Educação (formal, não formal e informal) em Empreendedorismo;
- Criatividade e inovação empresarial;
- Modelos de negócio;
- Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável (ambiental, económico e social);
- Estratégia e empreendedorismo;
- Financiamento Empreendedor;
- Perfil do Empreendedor;
- Processo empreendedor;
- Sucesso/insucesso empresarial;
- Educação em Empreendedorismo
Equipa
Marco
Lamas
Research Line Lead
ISLA - IPGT
Slava
Baranovskiy
Researcher
University of Liverpool
Jacinto
Jardim
Researcher
Universidade Aberta
Carlos M.
Oliveira
Researcher
ISLA - IPGT
Sérgio
Resende
Researcher
Universidade de Vigo
José
Neto
Researcher
ISLA-IPGT
Fernando
Machado
Researcher
ISLA-IPGT
Milica
Jovanović
Researcher
University of Belgrade
Paul
Coyle
Researcher
Ent. Mindset Network
Rita
Bourbon
Researcher
ISLA-IPGT
Adriano
Fidalgo
Researcher
Astrolábio
Ricardo
Carvalho
Researcher
University of Malta
Projetos em curso
Encontramo-nos a trabalhar ativamente nos seguintes projetos:
SantanderX
Incubadora ISLA-IPGT / BIL
Canal de atendimento para público e incubados disponível e público.
Apoio no desenvolvimento do modelo de negócio
- Apoio na obtenção de financiamento
- Apoio em marketing/comunicação
- Apoio em “Go-to-Market”
- Apoio no desenvolvimento de produto ou prototipagem
- Apoio jurídico
- Apoio em contabilidade
- Apoio na integração na comunidade local
Acesso a:
- Rede de mentores
- Rede de parceiros empresariais
- Rede de investidores ou divulgação de eventos sobre investimento
- Rede de investigadores / inovação proveniente da academia
Acesso a Eventos de networking:
- Eventos sobre empreendedorismo abertos à comunidade
- Sessões de pitch com startups/projetos incubados e investidores ou parceiros
- Eventos em tópicos relevantes para os incubados (por exemplo, marketing ou vendas)
- Programa de aceleração e pré-aceleração
A Incubadora ISLA-IPGT / BIL é acreditada pela RNI – Portugal Incubators.
Management in Review
Conheça a nova publicação que visa promover e divulgar trabalhos de investigação no domínio da gestão.
Quer juntar-se ao BIL?
Encontramo-nos a aceitar candidaturas de:
Docentes da área de Gestão ou afins
Estudantes convidados
Docentes e investigadores convidados
Parceiros
Publicações
Rodrigues, N.J.P., Carvalho, J. (2024).Health literacy about Public-Private Partnerships in hospital management. Journal of Infrastructure, Policy and Development, (8)1, 8118. https://doi.org/10.24294/jipd.v8i11.8118
Santos, S. B. M.G. & Rodrigues, N.J.P. (2024). ServiceNow: Implications and Practice within the Business Environment. Procedia Computer Science, 239, 11-18. https://doi.org/10.1016/j.procs.2024.06.140
Rodrigues, N., & Carvalho, J., M., S. (2023). Public-private partnership in the Portuguese health sector. Helion, 9(8), 1-11. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e19122
Lamas, M., & Ninlova, X. (2023). O papel da Educação Empreendedora no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior: caso da Delegação Académica da Escola Superior de Jornalismo em Manica. Revista de Gestão e Secretariado, 14(2), 21431-21451. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i12.2744
Andrade, A., Lamas, M., Remondes, J., Quaresma, R., & Soares, V., S. (2023). Entrepreneurial intention: the impact of higher education and in particular entrepreneurship courses. European Journal of Applied Business and Management, 9(3), 1-16. https://doi.org/10.58869/EJABM9(3)/01
Rodrigues, N. (2023). Public-Private Partnerships Model Applied to Hospitals – A critical Review. Healthcare, 11(12), 1723. https://doi.org/10.3390/healthcare11121723
Costa, N., Neto, J. S., Oliveira, C., & Martins, E. (2022). Student´s Entrepreneurial Intention in Higher Education at ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Procedia Computer Science, 204, 825-835. https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.08.100
Porfírio, J. A., Carrilho, T., Jardim, J., & Wittberg, V. (2022). Fostering Entrepreneurship Intentions: The Role of Entrepreneurship Education. Journal of Small Business Strategy, 32(1), 1–10. https://doi.org/10.53703/001c.32489
Jovanović, M., Savić, G., Cai, Y. et al. (2022). Towards a Triple Helix based efficiency index of innovation systems. Scientometrics 127, 2577–2609. https://doi.org/10.1007/s11192-022-04304-x
Porfírio, J. A., Carrilho, T., Felício, J. A., & Jardim, J. (2021). Leadership characteristics and digital transformation. Journal of Business Research, 124, 610–619; https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.10.058
Jardim, J. (2021). Entrepreneurial skills to be successful in the global and digital world: Proposal for a frame of reference for entrepreneurial education. Educ. Sci. 2021, 11(7), 356; https://doi.org/10.3390/educsci11070356
Jardim, J., Bártolo, A. & Pinho, A. (2021). Towards a global entrepreneurial culture: a systematic review of the effectiveness of entrepreneurship education programs. Educ. Sci. 2021, 11(8), 398; https://doi.org/10.3390/educsci11080398
Cerqueira, C., Lamas, M. & Baranovskiy, S. (2021). Interculturality Role in Startups Internationalization: Eligent Club’s Virtual Accelerator Program Case. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP, 3(9), 1-22. https://doi.org/10.34630/erei.v3i9.4217
Bourbon, R., & Lamas, M. (2021). Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, 7(13), 47-69. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFM
Jardim, J., Pereira, A., Vagos, P., Direito, I., & Galinha, S. (2020). The Soft Skills Inventory: Developmental procedures and psychometric analysis. Psychological Reports, 0(0), 1–29. https://doi.org/10.1177/0033294120979933
Orlando, F. A., & Lamas, M. (2020). Pilares que sustentam a investigação, o ensino e aprendizagem na disciplina de economia. Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade, vol. 3, n. 2, pp. 64-75. https://doi.org/10.37334/ricts.v3i2.36
Lamas, M.; Marques, C.; Rodrigues, A.; Fernández, L. & Remondes, J. (2020). Marketing, Entrepreneurship and Innovation in the Digital Era. International Journal of Marketing, Communication and New Media, Special Issue 6 – Marketing, Entrepreneurship and Innovation, pp. 1-5.11(12
Lamas, M., & Pereira, A. (2022). Digital Transformation and Business Models: Consumers Trust Case. In Remondes, J. & Teixeira, S. (Eds), Implementing Automation Initiatives in Companies to Create Better-Connected Experiences (pp. 14-28). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-5538-8
Vale, M. D., Lamas, M., & Rua, O. L. (2022). E-Learning: The New Standard of Higher Education – Pandemic Impact on Student Perspectives. In Karpava, S. (Ed.), Handbook of Research on Teacher and Student Perspectives on the Digital Turn in Education (pp. 291-316). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-4446-7.ch014
Lamas, L. B. & Lamas, M. (2022). New insight into Business Innovation and Sustainable Development: The role of Education. In Sarmento, C. (Ed.), Concepts and Dialogues across Shifting Spaces in Intercultural Business (pp. 15-31). Cambridge Scholars Publishing.
Lamas, M. (2017). Empreendedorismo, Investigação e Cultura. Em Monteiro, C., Sarmento. S, Hasparyk. G. (Coord.), Viagens Intemporais pelo Saber: Mapas, redes e histórias (pp 159-177). Porto: Centro de Estudos Interculturais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico do Porto. http://www.iscap.ipp.pt/cei/docs/Viagens%20Intemporais%20pelo%20Saber_EBOOK
Projetos de formação em que colaboramos
Entre em contacto
bil@islgaia.pt