PROFTAC Programa de Formação Técnica Avançada de Curta Duração
O PROFTAC em Engenharia de Segurança, Qualidade e Ambiente está focado no desenvolvimento de micro formação, altamente especializada e direcionada para as organizações de trabalho e profissionais técnicos.
Objetivos Gerais do Programa
Divulgar o ISLA como entidade de referência na formação de SST
Alargar as áreas de formação e investigação do ISLA
Diversificar a oferta formativa do ISLA
Criar plano de formação avançada em formato presencial, e-learning (síncrono e assíncrono) e b-learning
Estabelecer parcerias para desenvolver estratégia inovadora de formação de SST em realidade virtual, aumentada e com experiências imersivas
Divulgar a Licenciatura de Engenharia de Segurança no Trabalho junto dos Técnicos de Segurança no Trabalho (Nível IV)
Divulgar o Mestrado de GSST junto dos Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho Incrementar competências em SST no tecido laboral português
Inovar na oferta formativa avançada em Portugal
Edições e Épocas
Em cada ano, podem ser organizadas uma ou várias edições do Programa de Formação Técnica Avançada de Curta Duração em Engenharia de Segurança, Qualidade e Ambiente (PROFTAC).
As épocas de referência em cada ano são as seguintes: (i) Fevereiro; (ii) Abril (2ª quinzena) -Maio (1ª quinzena); (iii) Junho (2ª quinzena) – Julho (1ª quinzena); (iv) Setembro – Outubro (1ª quinzena); (v) Novembro (2ª quinzena) – Dezembro (1ª quinzena).
Em cada momento serão disponibilizados um conjunto limitado de cursos de curta-duração (ex: 4 ou 5 cursos). Podendo os mesmos serem em regime presencial, e-learning (síncrono ou assíncrono) ou b-learning.
Cada curso pode ter uma duração entre as 8h e as 24h. Cada curso terá orçamento próprio, independente. Logo, a iniciativa pode ocorrer desde que, pelo menos um dos cursos disponibilizados em cada edição, cumpra com o orçamento predeterminado.
Oportunidades do Programa
Possibilidade de parcerias com empresas nacionais para a qualificação de trabalhadores
Possibilidade de parcerias com outras entidades académicas e técnicas nacionais e estrangeiras
Coordenação Geral do Programa
Francisco Silva, Hernâni Veloso Neto e Manuel Freitas