Tarde (14h30 - 17h15)
Hora de Início
Evento
Titulo
Orador(a)
14.30 (1H)
Palestra
O que devemos publicar, como devemos publicar, onde devemos publicar, porque devemos publicar, e quando devemos publicar.
Professora Associada da Universidade Lusófona de Lisboa. Formada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde concluiu também o mestrado na área dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações. Doutorada em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE-IUL, nas áreas da autoliderança, bem-estar e inovação individual. Atualmente interessa-se pela aplicabilidade da teoria da auto liderança em contextos de mudança, com amplitude internacional, bem como pela aplicabilidade das teorias de complexidade às organizações, em particular no estudo da teoria da liderança complexa. Tem publicado a nível nacional e internacional sobre estes temas.
15.30 (1H)
Palestra
O processo de internacionalização como plataforma, veículo, caminho e horizonte em si mesmo.
Paulo Furtado é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (1995) e Mestre em Estudos de Tradução (1999) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É docente do Ensino Superior desde 1999, tradutor freelancer desde 1994 e trabalha na área das Relações Internacionais enquanto coordenador de gabinete no ISLA Gaia desde 2021.
Enquanto tradutor freelancer, tem realizado trabalho de tradução técnica e especializada para gabinetes de tradução, particulares e ainda para o Gabinete de Línguas e Tradução do ISLA Gaia, que ajudou a fundar.
Enquanto docente, tem feito carreira no Instituto Superior Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA) de Gaia, lecionando unidades curriculares de Língua Inglesa em diversos cursos de Licenciatura e CTeSP. Foi também docente de Língua Inglesa na Universidade Lusófona do Porto, entre 2015 e 2022.
Na área da internacionalização, procura apoiar atividades de cooperação internacional entre o ISLA Gaia e instituições de ensino e de investigação internacionais, preparar acordos bilaterais de cooperação científica, coordenar o intercâmbio de estudantes e pessoal docente e não-docente no âmbito de acordos bilaterais de mobilidade, prestar apoio administrativo aos candidatos a Bolsas de Mobilidade, organizar formações de preparação linguística, prestar serviços de receção de delegações e visitantes de instituições estrangeiras, organizar e co-organizar eventos internacionais, participar em atividades das redes de cooperação internacional das quais o ISLA Gaia é membro, fomentar a criação e implementação de projetos internacionais com instituições estrangeiras, coordenar e registar acordos ERASMUS+ (ações KA1 de Mobilidade), divulgar entre discentes, pessoal docente e pessoal não-docente oportunidades para estudo, estágio, ensino e formação, conferências internacionais e outras, bem como administrar o website da área internacional do ISLA Gaia.
Licenciaturas (Dia)
16.30 (15m)
Simpósio Científico
Com o intuito de ajudar o Banco Alimentar será criada uma plataforma web / App móvel de modo a facilitar a gestão da logística dos voluntários do Banco Alimentar tanto em termos de horários como de perfis. O processo de desenvolvimento da aplicação será orientado pelo modelo em cascata, onde serão seguidas as 6 etapas do modelo. Esta aplicação vem diminuir o esforço e controlar os registos da logística por parte do Banco Alimentar dando ao mesmo uma capacidade de tomar decisões com base dos horários de todos os voluntários e de igual modo facilitar o gestão do seu tempo.
16.45 (15m)
Simpósio Científico
A felicidade é um desejo universal, porém difícil de conceptualizar e mensurar. Investigações como a tese do happy-productive worker (estuda a relação entre a felicidade e o desempenho), começam a listar benefícios individuais e organizacionais da promoção da felicidade e bem-estar dos colaboradores. A presente investigação expõe o caso da Critical Techworks, com o objetivo de apresentar e sistematizar as práticas desenvolvidas para promover a felicidade dos colaboradores.
17.00 (15m)
Simpósio Científico
Com a aplicação móvel PORTO GESTUAL pretende-se contribuir para uma experiência turística mais inclusiva e acessível dos cidadãos surdos que visitam a Sé Catedral, o monumento histórico mais visitado da cidade do Porto.
Pós Laboral (18h30 - 21h30)
Hora de Início
Evento
Titulo
Orador(a)
18.30 (1H)
Palestra
Produzir Ciência com aplicação no mercado
Catarina Selada é responsável pela Unidade de ‘Policy e Estratégia’ no CEiiA. Participa em vários projetos na área das cidades inteligentes e sustentáveis, como: DIH4ClimateNeutrality, ZLT de Matosinhos, plataforma AYR e Agenda BE.Neutral. Foi coordenadora da Unidade de Cidades da INTELI – Centro de Inteligência em Inovação e gestora técnica da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes e do Cluster Smart Cities Portugal. É licenciada em Economia e Mestre em Gestão de Ciência e Tecnologia pelo ISEG – Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Governação, Conhecimento e Inovação, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Licenciaturas (Pós Laboral)
19.30 (15m)
Simpósio Científico
Na atualidade, apesar das medidas implementadas pelo governo e pelos municípios para a redução de tráfego nas cidades, o estacionamento continua a ser um dos grandes problemas das cidades. Uma das possíveis soluções seria a criação de um sistema integrado para suporte/ajuda dos condutores para identificarem lugares livres em determinadas áreas. Este poster apresenta uma abordagem de uma solução que integra a informação de diferentes operadores de pagamento permitindo uma redução no tempo e consumo de combustível para estacionamento.
19.45 (15m)
Simpósio Científico
Os custos da qualidade não são uma invenção recente. Juran e Feigenbaum foram os dois principais pioneiros no estudo e na divulgação da importância da gestão dos custos da qualidade como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da qualidade nas organizações e para a obtenção de bons resultados, quer para as organizações, quer para a sociedade. A compreensão da inter-relação das categorias dos custos da qualidade e o desenvolvimento tecnológico dos nossos dias permitem ter como objetivo alcançável 100% de qualidade (zero falhas) com o custo total da qualidade mais baixo (ponto ótimo).
Mestrados (Pós Laboral)
20.00 (15m)
Simpósio Científico
A avaliação à distância tem sido sempre uma questão de preocupação para as Instituições de Ensino Superior (IES). As limitações resultantes do fenómeno pandémico Covid-19 “apenas” reforçaram a necessidade do desenvolvimento de métodos alternativos de ensino e aprendizagem baseados nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Por razões de segurança sanitária (ou de mobilidade reduzida dos estudantes), a avaliação à distância torna-se a única forma possível de contemplar o processo de avaliação dos estudantes, e nestes casos, é necessário aplicar métodos de avaliação que garantam a segurança da informação e a autenticidade e fiabilidade do processo (Killeen, 2021). A atenuação ou eliminação de potenciais riscos de fraude torna-se o factor crítico de sucesso do processo de avaliação à distância
20.15 (15m)
Simpósio Científico
A busca incessante pela igualdade tanto social como, neste caso, profissional, por parte da população feminina através da procura do seu próprio espaço fez surgir um novo tópico de discussão dentro das organizações. Este artigo tem então como objetivo analisar o impacto da liderança feminina nas organizações, abordando as vantagens competitivas trazidas pela visão muitas vezes diferente. Como metodologia, este artigo consistiu numa pesquisa exploratória com a análise de vários artigos científicos e diferentes estudos de caso. Os resultados obtidos deste estudo demonstram diferenças nos estilos de liderança masculino e feminino: a liderança transacional, mais autoritária e focada nas tarefas, geralmente associada ao homem; contraria à liderança transformacional, associada à mulher e focada nas pessoas, na motivação e no trabalho em equipa para atingir resultados. Esta liderança mais participativa esta atualmente associada a resultados mais positivos e colaboradores mais felizes.
20.30 (15m)
Simpósio Científico
A preservação do meio ambiente é um tema cada vez mais debatido e investigado no mundo atual. As sociedades progressivamente tomam consciência de que o meio ambiente constitui uma questão social fundamental para a sustentabilidade da vida humana na Terra. Nesse sentido, torna-se imperioso criar um conjunto de medidas a serem adotadas por todos, de forma a garantir o futuro do planeta para as novas gerações. Partindo deste pressuposto, o referido estudo procura descrever como as práticas sustentáveis podem ser uma ferramenta capaz de ativar o desenvolvimento dos Recursos Humanos nas organizações.
Pós-Graduações (Pós Laboral)
20.45 (15m)
Simpósio Científico
O projeto apresentado, foi realizado em colaboração com a Metyis e destina-se à “The Greenery” uma cooperativa de agricultores holandeses dedicada ao comércio e venda de frutas e vegetais, com origem na Holanda e não só, e destinados à distribuição nacional e internacional, essencialmente para supermercados e grandes superfícies. Mantendo o foco na rentabilidade do negócio e resultados financeiros crescentes, a “The Greenery”, pretende ajustar a oferta à procura reduzindo o desperdício e evitando a rotura de stocks.
21.00 (15m)
Simpósio Científico
Na atualidade os riscos psicossociais relacionados com o trabalho são um dos grandes desafios para a segurança e saúde no trabalho. Os motoristas profissionais pelas características do seu trabalho, estão expostos a riscos psicossociais gerados pelas condições laborais, fatores organizacionais e relacionais, com repercussões a nível do seu bem-estar. Este estudo tem como objetivo avaliar as condições psicossociais de motoristas de pesados de mercadorias e também perceber diferenças, entre os profissionais que praticam a sua atividade em território nacional e aqueles que se dedicam a rotas internacionais.
Clique neste link para aceder aos Posters Impressos.