Sistema de Apoio à Definição de Percursos Formativos (UC e Microcredenciais)

CÓDIGO PROJETO Projeto POCH – Skills 4 Pos-Covid – POCH-02-53I2-FSE-000019

PROGRAMA POCH – Programa Operacional do Capital Humano 

ENTIDADES POCH | PORTUGAL 2020 | FUNDO SOCIAL EUROPEU

RESPONSÁVEL PROJETO Professor Doutor Carlos Miguel Oliveira (miguel.oliveira@islagaia.pt)

OBJETIVOS Os cursos são compostos por unidades curriculares ou Microcredenciais com validação de precedências entre elas. A construção de um plano de formação por exemplo em “Python nível I”, se for selecionado um nível inicial, deve contemplar unidades curriculares de base como por exemplo: “Desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático”, “Algoritmia”, “Estruturas de dados”, e somente por fim, a unidade curricular de “Python nível I”. Desta forma, quem precisar de competências em programação Python para poder aplicar mais tarde a sua utilidade orientada à Ciência de Dados, pode criar o seu próprio plano de formação com a escolha de unidades curriculares com mais ou menos horas de prática e níveis de complexidade. O plano de formação, segundo este sistema, é orientado de facto às necessidades de um indivíduo. A composição do plano de formação pode ser também útil para colmatar as necessidades numa empresa. O grande objetivo deste sistema é o seguinte: desenvolver uma plataforma que faça a ponte entre as necessidades de formação de um estudante e a definição de um plano de formativo que vise colmatar lacunas e necessidades específicas. Não se trata, portanto, de ministrar cursos de formação, mas de promover um mecanismo de definição de plano formativo.

OBJETIVOS Os cursos são compostos por unidades curriculares ou Microcredenciais com validação de precedências entre elas. A construção de um plano de formação por exemplo em “Python nível I”, se for selecionado um nível inicial, deve contemplar unidades curriculares de base como por exemplo: “Desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático”, “Algoritmia”, “Estruturas de dados”, e somente por fim, a unidade curricular de “Python nível I”. Desta forma, quem precisar de competências em programação Python para poder aplicar mais tarde a sua utilidade orientada à Ciência de Dados, pode criar o seu próprio plano de formação com a escolha de unidades curriculares com mais ou menos horas de prática e níveis de complexidade. O plano de formação, segundo este sistema, é orientado de facto às necessidades de um indivíduo. A composição do plano de formação pode ser também útil para colmatar as necessidades numa empresa. O grande objetivo deste sistema é o seguinte: desenvolver uma plataforma que faça a ponte entre as necessidades de formação de um estudante e a definição de um plano de formativo que vise colmatar lacunas e necessidades específicas. Não se trata, portanto, de ministrar cursos de formação, mas de promover um mecanismo de definição de plano formativo.

DATA INÍCIO 02/05/2022

DATA FIM 30/10/2023

DURAÇÃO 18 meses

ESTADO Concluído

ÁREA Tecnologia

WEBSITE microcredenciais.islagaia.pt

ORÇAMENTO 36 911,25 € 

DATA INÍCIO 02/05/2022

DATA FIM 30/10/2023

DURAÇÃO 18 meses

ESTADO Concluído

ÁREA Tecnologia

WEBSITE microcredenciais.islagaia.pt

ORÇAMENTO 36 911,25 € 

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